sexta-feira, 16 de abril de 2010

Pantanal ou Pantanal Mato - Grossense

Colhereiros

O Pantanal ou Pantanal Mato - Grossense do Sul, na bacia do rio Paraguai, entre 100 metros de altitude. Como na bacia o declive é pequeno, o escoamento dos rios é lento e, na época das chuvas (geralmente de outubro a março), cerca de dois terços do pantanal ficam alagados. Nos outros meses, os rios voltam ao curso normal e deixam várias lagoas. O solo fértil não tanato por sua composição, mas por causa do material orgânico trazido pelos rios.
Ele pode ser dividido em três áreas:



● alagadas - a vegetação de gramíneas desenvolve - se no inverno e serve de alimento para gado;

● de eventuais alagamentos - além de vegetação rasteira, apresenta arbustos e palmeiras;


● que não sofrem inundação - predomina o cerrado e, em locais mais úmidos, há espécies arbóreas da floresta tropical; esses trechos de mata não alagados servem de abrigo aos animais durante o período das cheias.


Nas lagoas a vegetais aquáticos flutuantes como o aguapé, a erva - de - santa - luzia, a elódea, a salvínia e a vitória - régia e fixos com folhas emersas como a sagitária. Entre as plantas submersas, há a cabomba e a utriculária (planta carnívora que se alimenta de invertebrados aquáticos microscópicos).


Há também extensos capinzais (que servem de pastagem para o gado), ipês, jatobás, cambarás, imbiriçus, acácias, piúvas, pequizeiros, imbaúbas, timbós, carandá e angico - vermelho.


As espécies animais são exuberantes, principalmente as aves e os peixes. Entre os mamíferos, podemos citar: a onça - parda (suçuarana) e onça - pintada; a jaguatirica; o gato - do - mato; o lobo - guará e o cachorro - vinagre, que caçam o porco - do - mato; a capivara; o cervo - do - pantanal; a anta; os preás. São encontrados também a lontra, a ariranha, o tamanduá - bandeira e o tatu - canastra.


No pantanal há a maior diversidade de aves do mundo, com mais de seiscentas espécies: garças, socós, colhereiros, tucanos, cabeças - secas, anhumas, biguás, gaivotas, araras, patos, marrecos, urubus, gaviões - reais, papagaios, periquitos, mutuns, emas, seriemas, martins - pescados e jaburus (tuiuiús, símbolos do pantanal). Entre os répteis, há o jacaré - do - pantanal, a sucuri e o sinimbu (um lagarto). Dos peixes, destacam - se o pintado, o dourado, o jaú, o pacu, o surumbi, a traíra, o lambari e a piranha.


A pecuária extensiva e a pesca são atividades econômicas dominantes na região, mas a agricultura sem controle em certos locais, com os garimpos de ouro e de diamante, tem provocado o assoreamento de alguns rios, a erosão do solo e a contaminação da fauna por agrotóxicos.


A destruição da fauna pela caça clandestina e pela pesca sem controle é um dos maiores problemas da região.

É possível planejar a pecuária e o extrativismo, além da criação de jacarés, capivaras e outros animais (o que já vem sendo feito), com a utilização controlada da maior fonte de peixes de água doce do mundo.


Um comentário:

  1. muito bom! vou passar a vim te visitar sempre que puder

    =D já estou te seguindo e tambem já li algumas coisas aqui mas foi mais ou menos aquilo que conversamos então não tenho muito ao que comentar bom te conhecer te cuida

    ResponderExcluir