quinta-feira, 1 de abril de 2010

Caatinga

 
coroa - de - frade

A Caatinga ocupa aproximadamente 1 milhão de quilometros quadrados (cerca de 10% do território brasileiro) e estende - se pelos estados do Nordeste (Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) e pelo norte de Minas Gerais.

Trata - se de uma zona quente e seca, de clima semi - árido, com baixo índece pluviométrico e estações de seca prolongada. Na época das chuvas, a vegetação é verde.

No período das secas, a Caatinga não tem folhas e seu aspecto é esbranquiçado; dái o seu nome, que em tupi significa "mata branca".

A vegetação está adaptada ao clima seco (plantas xerífilas). É comum a família das cactáceas, que incluem pequenas plantas, como o quipá. Existem também plantas grandes e arborescentes, como o mandacaru, o facheiro a coroa - de - frade e o xiquexique. Destacam - se também a maniçoba, o marmeleiro, o umbuzeiro, a barriguda e os ipês. A oiticica e o juazeiro caracterizam - se por não perderem suas duras folhas na época das secas. A baraúna, o pau - ferro, o sabiá e a aroeira são exemplos da boa madeira desse ecossistema.

Não a grande variedade de espécies animais. Estão presentes alguns mamíferos, como o sagui - do - nordes, o macaco - prego, o tatupeba, o mocó (pequeno roedor), o gambá, o preá, o caititu, o veado - catingueiro e a cutia. Entre as aves, estão o carcará, a gralha - canção, a ema, a seriema e a pomba - avoante. Há também répteis como o calango, a jibóia e a cascavel e anfíbios como o sapo - cururu.

Como todos os ecossistemas brasileiros, a Caatinga também está ameaçada. Nela, o desmatamento leva rapidamente à desertificação. a construção de canais e açudes é importante porque permite regar pastos e plantções. A irrigação do solo ajudaria a aumentar a produção de milho, feijão, mandioca e algodão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário