terça-feira, 6 de abril de 2010

Mata de araucária

 Mata de araucária


Também chamada de pinheiral ou floresta de araucárias, é um tipo de floresta de clima subtropical, que se encontra em regiões elevadas das serras do Mar e da Mantiqueira e nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, correspondendo a cerca de 15% do território brasileiro.
A espécie vegetal predominante é o pinheiro - do - paraná, cujo termo científico, Araucaria angustifolia, origina o nome desse bioma. Também há canela, imbuia, erva - mate, cedro, angico, gameleira, podocarpo e samambaiaçu.
Entre os animais, há várias espécies de insetos, de aves (como a gralha - azul e o sabiá)e de mamíferos (como o tatu),muitas das quais se alimentam do pinhão (a semente do pinhão).
Mais de 95% da mata de araucária foi devastada para a retirada de madeira e o cultivo de eucaliptos e pinheiros diferentes do pinhão - do - paraná.


2 comentários:

  1. Qual é o animal predominante???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Várias espécies estão ameaçadas de extinção: a onça-pintada, a jaguatirica, o mono-carvoeiro, o macaco-prego, o guariba, o mico-leão-dourado, vários sagüis, a preguiça-de-coleira, o caxinguelê, e o tamanduá.

      Entre as aves destacam-se o jacu, o macuco, a jacutinga, o tiê-sangue, a araponga, o sanhaço, numerosos beija-flores, tucanos, saíras e gaturamos.

      Entre os principais répteis desse ecossistema estão o teiú (um lagarto de mais de 1,5m de comprimento), jibóias, jararacas e corais verdadeiras. Numerosas espécies da flora e da fauna são únicas e características: a maioria das aves, répteis, anfíbios e borboletas são endêmicas, ou seja, são encontradas apenas nesse ecossistema. Nela sobrevivem mais de 20 espécies de primatas, a maior parte delas endêmicas.

      Você pode ler o artigo todo nesse link: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/mata-araucaria.html

      Excluir