quinta-feira, 1 de abril de 2010

Floresta Amazônica

 onça - pintada ou jaguar

Essa floresta cobre a maior parte da região ao norte da América do Sul e é a maior floresta tropical pluvial do mundo, com clima quente e bastante úmido e chuvas abundantes. Como as demais florestas tropicais, a rápida reciclagem da matéria orgânica é fundamental para a manutanção da comunidade, uma vez que o solo é pobre em nutrientes.

As matas de terra firme localizam-se em regiões mais altas, onde não ocorrem inundações. As matas de igapó situam - se em terrenos baixos, próximo a rios, e, por isso, permanecem quase sempre inundadas. As matas de várzea são apenas temporariamente inundadas.

Há árvores altas, como cedro, virola, buriti, açaí, bacuri, cumaru, jatobá, seringueira e castanheira - do- pará, além de trepadeiras, como o guaraná, e grande número de epífitas. Na superficie das áreas tomadas pelas águas encontra-se a vitória - régia, vegetal com folhas circulares flutuantes, que podem chegar a 2 metros de diâmetro.

Entre os mamíferos são comuns os primatas (guariba,barrigudo e outros macacos), os carnívoros (onça - pintada ou jaguar, cachorro - vinagre, coati, furão, jaguatirica, suçuarana ou onça - parda), tamanduás (que se alimentam de cupins), preguiças (que comem brotos de mebaúba), esquilos, veados (galheiro, mateiro e cantigueiro), porcos - do - mato (queixada e caititu) e mamíferos aquáticos (peixe - boi, boto, lontra e ariranha). Há grande variedade de aves como mutuns, tucanos, araras, papagaios, jacus e pássaros. Entre os répteis, há lagartos, jacarés, tartarugas e serpentes (como sucuri, jibóia, surucucu e jararaca). Existem também uma variada coleção de anfíbios (sapos, rãs e pererecas), peixes (pirarucu, tucunaré, pacu, tambaqui) e uma infinidade de invertebrados.

Além do assoreamento dos rios, a região da Amazônia vem sendo destruída por desmatamentos para ceder espaço à agricultura, pecuária e a contaminação dos rios por mercúrio dos garimpos também contribuem para a poluição e a destruição desse ecossistema.

Com a retirada da vegetação das florestas tropicais, a pequena parcela de nutrientes do solo é arrastada pela chuva. Essa retirada também dimunui a umidade da floresta, pois grande parte da água das chuvas resulta da transpiração da própria floresta, e facilita a erosão do solo.

A preservação da Amazônia é de interesse mundial, pois ela abriga a maior bidiversidade do planeta e de tantas espécies podem ser obtidas novas variedades vegetais e animais ainda mais úteis ao ser humano, cerca de 25% de todos os rémedios foram obtidos de produtos retirados das florestas tropicais. além disso, a destruição de florestas tropicais aumenta o aquecimento global do planeta, por meio do efeito estufa, e provoca outras alterações climáticas.

A exploração das florestas tropicais deve ser de forma cuidadosapara não alterar o equilíbrio ecológico. A coleta de produtos vegetais deve ser realizada nas reservas extrativas, especialmente delimitadas para isso, sem colocar em risco o ecossistema. No caso da floresta amazônica, é possível comercializar borracha, babaçu, dendê, cacau, açaí, guaraná e castanha - do - pará.
A extração de madeira deve ser feita de forma controlada e restrita, definindo - se um rodízio das regiões de extração e plantando - se novas árvores. A mineração exige planejamento mais profundo, incluindo novas técnicas não poluentes, principalmente nos garimpos de ouro, evitando a todo custo a poluição por mercúrio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário