sexta-feira, 2 de abril de 2010

Cerrado

                              ipê - do - campo


O cerrado ou campo cerrado ocupa cerca de 1,3 milhão de quilômetros quadrados do Brasil central, em parte dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais e quase todo o estado de Goiás e de Tocantins. Aparece também em São Paulo e no Paraná. Considerando as zonas esparsas no Norte, Nordeste e Sul, a extensão do cerrado atinge cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados, aproximadamente 25% do território nacional.

O clima é quente, com períodos alternados de chuva de seca (inverno seco e verão chuvoso). A vegetação assemelha - se à da savana e, na estação seca, pode quimar espontaneamente. Por isso o fogo no cerrado parece ter um ciclo mais ou menos regular e algunmas espécies vegetais dependem dele para a reprodução e florescem apenas após uma queimada. As árvores permanecem vivas graças às raízes profundas e aos caules subterrâneos ou à presença de uma cutícula espessa, rica em súber (cortiça) no caule, que age como isolante térmico.

Além de árvores esparsas, há arbustos e gramíneas. Os caules das árvores são tortuosos, folhas coriáceas; comumente, as raízes longas atigem as reservas de água subterrânea.

Em condições naturais, o solo é muito ácido, com baixo conteúdo de cálcio e magnésio e grande quantidade de alumínio, o que dificulta a absorção de nutrientes pelas raízes. Os troncos têm aspecto recurvado e torcido porque, periodicamente, as gemas (pontos de crescimento) na ponta dos caules são destruídas pelo fogo. Com isso, as gemas laterais crescem e provocam a curvatura do caule. Durante a seca, algumas plantas perdem as folhas; outras perdem também os ramos e fica apenas o caule subterrâneo.

Entre as plantas típicas, há o barbatimão, o pau - santo, o araçá, pau - terra, a catuaba, o indaiá, o gonçalo - alves, a sucupira, a gariroba, o angico, a caviúna, o ipê - do - cerrado, a peroba - do - campo e o pequizeiro. entre as plantas herbáceas, há o capim - flexa, o capim - barba - de - bode e o cajueiro - do - campo.

Além da madeira e de produtos medicinais, outros produtos podem ser extraídos das árvores: cortiça, tanino ( extraído do barbatimão e usado para curtir couro), óleo (do pequi, fruta do pequizeiro), frutos (mangaba, jatobá, murici).

Entre mamíferos, há o tamanduá - bandeira, o tatu - bola e o tatu - canastra, característicos da América do Sul e ameaçados de extinção. São encontrados ainda o quati, o macaco - prego, o sagui, o rato - do - mato e veado - campeiro, além de carnívoros, como a onça - pintada, a suçuarana, a jaguatirica, o lobo - gurá ou guará, o cachorro - vinagre, o furão, o cangambá e o guaxinim. Entre as aves, citamos a seriema, a gralha, a asa - branca, o papagaio, a araraúna, o tucano, a coruja, o pica - pau, o urubu - rei o socó, a ema (maior ave das Américas), o gavião - preto, o gavião - carcará.

De répteis, encontram - se a jararaca, a cascavel, a jibóia, a sucuri, os lagartos, os cágados e os jabutis. Nos rios a rica variedade de peixes.

Se tratado com fertilizantes e tendo a acidez corrigida com calcário, o solo do cerrado é muito útil para a agricultura, usado principalmente para a produção de cana - de - açúcar, soja e milho e para a criação de bovinos. No entanto, o uso inadequado e o desmatamento excessivo têm levado ao esgotamento e à erosão desse solo, com risco de desertificação. A poluição por agrotóxicos, com risco predatórios e a extração de madeira também ameaçam esse ecossistema.




Nenhum comentário:

Postar um comentário