quinta-feira, 1 de abril de 2010

Mata Atlântica

mico - leão - dourado


Também conhecida como floresta pluvial costeira, a mata Atlântica é uma floresta tropical, de clima quente e úmido, que se estende, em fragmentos esparsos, ao longo do litoral brasileiro. Das florestas tropicais, é a que apresenta a maior diversidade de espécies do mundo.

Entre as árvores, há o jequitibá - rosa, a quaresmeira, o fedegoso, o ipê, a embaúba, a palmeira - juçara (que fornece o palmito), a canela, o jacarandá, o cedro e a peroba. No interior da floresta há grande variedade de trepadeiras, mata - paus e pteridófitas.

Na mata Atlântica vivem diversos mamíferos, muitos ameaçados de extinção: marsupiais (como o gambá e a cuíca - d' água), primatas (como o muriqui, o mico - leão, o mico - leão - dourado, o sagui - preto e o macaco - prego), guaxinis (mão - pelada), coatis, onças - pintadas, gatos - do - mato, cachorros - vinagre, suçuaranas, caxinguelês, cutias, ouriços - cacheiros, porcos - do - mato, tatus, pacas, tamanduás - mirins, capivaras, antas e preguiças. entre as aves: macuco, inhambu, patos selvagens, gaviões, mutum, saracura, tié - sangue, sanhaço, araponga e muitas espécies de beija - flor.

Os répteis são representados pelos teiús (lagartos que podem ter mais de 1 metro de comprimento), calangos, lagartixas, cágados, jabutis, jararacas, cobras - corais, surucucu, e jibóia. Além deles, existem anfíbios, peixes, e invertebrados.

Desde o início da colonização, a mata Atlântica foi o ecossistema que mais sofreu com a ação humana. A extração do pau - brasil (usando como fonte de corante vermelho para tecidos), o ciclo da cana - de - açúcar e o do café, a mineração, e extração de madeiras nobres, a pecuária, a caça predatória e a ocupação de cidades (cerca de 2/3 da população vivem em áreas originalmente ocupadas pela mata Atlântica) foram os principais fatores da devastação ecológica dessa região. Restam apenas cerca de 7%, pouco mais de 10000 Km², transformados em parques estaduais e nacionais, protegidos por lei.

Com o cerrado, a mata Atlântica é o ecossistema mais ameaçado do mundo, ao mesmo tempo que é um dos 25 hotspots ("pontos quentes", em inglês), ou seja, regiões de grande biodiversidade e ameaçadas de extinção. Ela apresenta também muitas espécies endêmicas (exclusivas desse bioma).

Nenhum comentário:

Postar um comentário