domingo, 16 de maio de 2010

Destruição

• Um ecossistema é o conjunto de todas as relações entre fauna, flora e o meio ambiente de determinada região.

• Os ecossistemas podem ser definidos como unidades funcionais auto-suficientes, caracterizadas pelo intercâmbio cíclico de matéria e de energia e pela presença e perfeita interação das comunidades existentes entre si e com o ambiente físico. Nesses ambientes específicos é que ocorrem os processos de distribuição, consumo e decomposição da matéria viva.

O ecossistema é um sistema aberto e relativamente estável no tempo; as entradas de energia e matéria são representadas pela energia solar, os elementos minerais e atmosféricos e a água; as perdas ou saídas ocorrem sob forma de calor, oxigênio, gás carbônico, compostos húmicos, substâncias orgânicas arrastadas pelas águas, etc.

A maior parte dos ecossistemas formou-se através de um longo processo de adaptação entre as espécies e o meio ambiente. Estão dotados de mecanismos auto-reguladores e são capazes de resistir, ao menos dentro de certos limites, às variações do meio ambiente e às variações bruscas na densidade de suas populações.

Um ecossistema completo compreende as substâncias orgânicas e inorgânicas do meio; os organismos produtores (autotróficos), capazes de sintetizar matéria orgânica a partir do meio orgânico; os organismos consumidores (heterotróficos); os decompositores, que transformam de novo matéria orgânica em inorgânica, e também interações como:

adaptação dos organismos ao meio em que vivem;

sistema de comunicação entre os organismos vivos.

Cada elemento de um ecossistema tem um papel importante no funcionamento equilibrado de manutenção e desenvolvimento da vida e do meio.

Portal São Francisco

Nas últimas postagens falei sobre alguns ecossistemas brasileiros, que são muito importantes e possuem uma beleza maravilhosa com características peculiares e infelizmente todos esses ecossistemas estão ameaçados, correndo o risco de desaparecer.
A Amazônia é o maior bioma terrestre do planeta e a maior floresta tropical úmida do mundo, ela possui uma flora e uma fauna diversificada, é um dos locais mais chuvosos do mundo, o maior rio da Terra, tanto em volume de água quanto em comprimento está localizado na floresta Amazônica. A maior floresta tropical do planeta está ameaçada de extinção.
Para se ter uma idéia da gravidade do assunto, basta fazer simples comparações: o número equivale a mais de 8,6 mil campos de futebol desmatados em um único dia – uma área um pouco menor que a do Estado de Alagoas. Levantamentos mostram que existem cerca de 2,5 mil espécies de árvores, e dentre estas, mais de 500 mil são derrubadas por ano, principalmente as madeiras nobres, como o mogno e o pau-brasil. Com isso, 17,3% da cobertura florestal da Amazônia brasileira já foi destruída. Esse problema não preocupa só o Brasil, mas todo o planeta.

A Mata Atlântica é o ecossistema mais agredido do mundo e mesmo com toda essa devastação ela ainda consegui manter o posto de floresta mais biodiversa do mundo. Atualmente, a maior amostra intacta da Mata Atlântica se localiza no litoral sul de São Paulo, na planície de Cananéia-Igape, onde fica a Estação Ecológica da Juréia. A ONG SOS Mata Atlântica foi uma das principais incentivadoras da criação da Estação.

O Cerrado é segundo maior bioma do Brasil, estende-se continuamente por 11 estados, contabilizando 2,04 milhões de km2 (22% do território nacional). Reúne 112 espécies animais ameaçadas de extinção. Espécie de "caixa-d’água" da América do Sul, abriga nascentes e cursos de água que escoam para as bacias dos rios Amazonas, Tocantins, Parnaíba, São Francisco, Paraná e Paraguai. O Cerrado sofre com a ameaça constante de extinção, essa previsão pessimista é proveniente do atual quadro ambiental em que se encontra o cerrado, no qual, aproximadamente 80% da biodiversidade já sofreu alterações na fauna e flora, em Goiás a situação é mais agravante pois estimativas revelam que cerca de 90% de todo bioma já se encontra alterado.

Destruição:

Ação ou efeito de destruir; ruína completa.

"Homem Animal Racional"

Dotado de razão: o homem é um ser racional.
Que se concebe segundo a razão.


O Homem se vê como um ser dotado de razão, e se diz ser um animal racional, mas como ele pode dizer que é racional e dotado de razão se suas ações demonstram o contrário. O homem que si diz racional está provocando a sua própria destruição.
Pior ele não está destruindo só a si, está destruindo tudo a sua volta, como um ser racional consegui trazer a sua própria ruína? Os animais que o seres humanos chamam de irracionais parecem ter mais sabedoria do que o próprio homem, esses "animais irracionais" estão dotados de "Razão" e mesmo assim são chamados de animais irracionais.
Não basta só ter "Razão" é preciso também saber usá-la pois se for usada de forma errada não se chamara razão, e sim loucura.

Egoísmo:

Egoísmo (ego + ísmo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de altruísmo.

egocentrismo:

O egocentrismo caracteriza-se pela fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o eu como referência para todas as relações e fatos.

O Homem é um ser egocêntrico que acha que é prioridade no mundo, que só ele importa e que tudo que ele faz é certo. Mas suas ações são erradas, ele com seu egoísmo vem destruindo os ecossistemas, vem destruindo tudo que vê pela frente.

Fernanda de Paula