sábado, 31 de outubro de 2009

Quais são os maiores lagos do mundo?


1º lugar: Mar Cáspio

Onde fica: Rússia, Irã, Cazaquistão, Turcomenistão e Azerbaijão.   
 Área:  386.400Km2
Sua área é tão grande  que percorre três zonas climáticas diferentes do planeta, sendo que, no inverno, a água da parte mais ao norte congela completamente. O Cáspio o maior corpo de água salgada dentro de uma área continental e possui cerca de 50 ilhas.

2º lugar: Michigan – Huron
Onde fica: EUA e Canadá
Área: 117.300km2
Unidos por um estreito canal, o Michigan e o Huron são, na prática, um lago só. Devido a grande dimensão, ao serem descobertos eles foram batizados com dois nomes diferentes. Só mais tarde se descobriu a ligação entre ambos, mas os nomes históricos foram mantidos.

3º lugar: Superior
Onde fica: EUA
Área: 82.100Km2
Assim como o Michigan-Huron, faz parte dos chamados grandes lagos americanos – reúnem ainda o Erie e o Ontário. O Superior recebe água de mais de 200 rios e uma de suas ilhas, a Isle royale, é tão grande que virou um parque nacional.

4º lugar: Vitória
Onde fica: Tanzânia, Uganda e Quênia.
Área: 69.400km2
O maior lago da áfrica é cercado por uma das áreas mais populosas do continente. As pessoas se concentram nas bordas dele para aproveitar as águas doces com centenas de espécies de peixes. Ao longo de sua extensão, o Vitória abastece duas usinas hidrelétricas.

5º lugar: Tanganica
Onde fica: Burundi, Congo, Tanzânia e Zâmbia.
Área: 32.900Km2
O segundo maior lago Africano é também o segundo mais profundo do mundo – com até 1. 470m de profundidade, ele só fica atrás do lago Baikal, na Rússia (1.940m).
O Tanganica é freqüentado por uma fauna variada, de hipopótamos e crocodilos a várias espécies de aves.

Mar de Aral




 Ele tinha uma área equivalente à dos estados do Rio de Janeiro e Alagoas juntos. Por séculos, foi um oásis no meio do deserto. Mas agora o mar de Aral, entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, está morrendo. Simboliza o que poderá acontecer com os outros mananciais do planeta se o ritmo do uso irracional continuar como nos dias de hoje. Apesar do nome, o Aral é um grande lago que se tornou salgado. Antes da década de 1960, tinha 62.000 km2 de extensão. Hoje, já perdeu dois terços da sua área de superfície.
Em toda a bacia do Aral, existem mais de 5 mil lagos, a maior parte na região dos rios Amu Daria e Sir Daria. Sua morte foi prevista há quase 50 anos, quando o então governo soviético desviou dois rios que o alimentavam para irrigar plantios de algodão. Os agrotóxicos poluíram 15% das águas, também castigadas pelos efeitos das barragens de 45 usinas hidrelétricas. A floresta que cercava suas margens praticamente acabou. Cerca de 80% das espécies de animais desapareceram.
Com a erosão e a retirada exagerada de água, o Aral recebe anualmente 60 milhões de toneladas de sal carregadas pelos rios, matando peixes e, por conseqüência, a indústria pesqueira que sustentava a economia local. O sal e os pesticidas agrícolas se infiltraram no solo. Contaminaram lençóis freáticos, tornaram impossível a lavoura e elevaram a níveis epidêmicos doenças como o câncer. O Aral pode desaparecer se nada for feito para modernizar os sistemas de irrigação e adotar práticas ambientais menos agressivas.



Água fonte de vida




A água é um dos bens mais preciosos que é a nossa maravilhosa natureza nos oferece, no entanto o ser humano não dá valor a esse líquido puro que nos dá a vida. Podemos ver pessoas jogando lixo nos rios, mares, lagos e assim ver vários seres que vivem nesses ecossistemas estão morrendo com a poluição que é ali causada. O ser humano vem devastando florestas, matas, bosques e devido a essas devastações o resultado tem sido catastrófico. Córregos, rios e lagoas têm sido soterrados, esse é o resultado negativo da ação do homem na natureza.

De todos os animais o homem é o mais perverso, enquanto os outros animais caçam o necessário para sua sobrevivência, o homem caça mais do que o necessário.
O Brasil é um país que possui muitas riquezas, mas infelizmente não sabe cuidar e zelar dos bens maravilhosos que a natureza lhe proporciona. Um exemplo de falta de cuidado é o de dois rios brasileiros, são eles Tietê e Iguaçu, que são os mais poluídos do Brasil. Será que as pessoas não conseguem ver que poluindo os rios estão prejudicando a elas mesmas? Agindo assim estão acabando com as nossas fontes de vida. Todo ser humano pode viver um tempo sem alimento, mas não pode viver sem água. Ficar sem beber água mais do que 5 dias é impossível. O Brasil não é o único que não tem cuidado de suas reservas de água, outro exemplo de descaso é o do rio Citarum, que fica próximo a Jacarta, capital da Indonésia, Citarum é considerado o rio mais poluído do mundo.
Quando as pessoas perceberem que foram totalmente irracionais e que não souberam usar sustentavelmente a água que servia de fonte de vida, será tarde demais para fazer algo para reverter a falta de água potável. O mar de Aral e um exemplo de destruição que Constitui um caso clássico de denvolvimento não sustentável.


                                Fernanda de Paula...